Livro narra histórias e arrecada recursos para Banho Solidário em Ilhéus

Capa do livro já revela dramas
Reprodução

Em 2 de julho de 2016 o Banho Solidário Ilhéus proporcionava o primeiro banho às pessoas que vivem em situação de rua, a partir de um trabalho de entrega de sopa que já era realizado pelo casal  Luis e  Sandra.  Nesta época, o grupo era formado por apenas seis voluntários.

“Todas as terças-feiras, quando saímos para participar do referido trabalho, percebíamos que muitos outros grupos já entregavam alimentos, cobertores, dentre outros itens”, afirma Daniel Telles, um dos integrantes do grupo. “Aquelas pessoas estava sempre em condições muito desumanas, sujas, muitas vezes com feridas no corpo e, mesmo que algumas vezes conseguíssemos realizar algum tipo de auxílio, faltava o básico: a higiene do corpo, o banho, o mínimo que qualquer ser humano deveria ter”.

Através das redes sociais surgiu outro voluntário Claudio Lacerda, morador da cidade Vitória da Conquista, e que já realizava o mesmo trabalho.s. A partir de então, o grupo passou a pensar em como faríamos para comprar a estrutura que tinha como custo básico, à época, o valor de R$ .15.000,00. Foram muitos evangelhos, vendas de rifas, festival de torta e doações de mãos solitárias que também acreditaram na ideia. “Esta atividade continuou por todos esses anos, de forma ininterrupta todas quintas-feiras no bairro do Malhado, local onde percebemos que havia a maior concentração de pessoas em situação de rua. No banho nossos amigos das ruas recebem, além da agua morninha, shampoo, condicionados, sabonete, roupas limpas, toalhas, escova e creme dental, barbeadores, dentre outros itens que busquem proporcionar o mínimo de dignidade”, afirma Daniel.

Através do trabalho quem vem sendo realizados nesses quatro anos, surgiu o anseio de dar visibilidade a população de rua, através de u livro, compartilhando vivências e experiências através deste livro que acaba de ser publicado. O livro também é um trabalho voluntário, pensado por uma das voluntárias e escrito por diversas mãos. Ele está dividido em três partes que se complementam. A primeira com a abordagem teoria e introdutória, a segunda com relatos escritos por alguns voluntários que participam do projeto e a terceira que explica a estrutura e logística do Banho Soldário em seu aspecto prático.

Assim, não só aqueles que se interessam pelo tema, como também os que pretendem desenvolver algum tipo de atividade voluntária nas ruas poderão ter a oportunidade de vivenciar um pouco de tudo que o Banho Solidário Ilhéus experimentou, nestes poucos anos de existência. “O livro não tem a pretensão de  se constituir em um tratado acadêmico, mas de tornar as pessoas que estão nas ruas mais visíveis”, ressalta Daniel.

Toda a renda com a venda do livro, que pode ser adquirido a R$ 30,00 será revertida para o projeto.

Contato:  Daniel Telles (fone/wathapp)  73 99193 3950